Um Espírita no Umbral


Hugo Lapa 

Um homem de 55 anos, espírita, sofreu um acidente e morreu de repente. Ele se viu saindo do corpo e chegando a um lugar escuro, feio, tétrico, com energias muito negativas.

Assim que começou a caminhar por aquele vale sombrio, viu três espíritos vestidos com capa preta caminhando em sua direção. Assim que chegaram, o homem perguntou:

– Que lugar é esse?

– Aqui é o que vocês espíritas chamam de umbral – disse um dos espíritos. O homem ficou chocado com aquela informação. Mal podia acreditar que estava no umbral. Considerou que talvez estivesse ali para participar de alguma atividade socorrista aos espíritos sofredores. O espírito negativo, que lia seus pensamentos, respondeu que não. Ele estava ali porque o umbral era a zona cósmica que mais guardava sintonia com suas energias.

– Mas isso é impossível!!! – disse o espírita em desespero. – Não posso estar no Umbral. Deve haver algum erro… Em primeiro lugar eu sou espírita, faço parte dessa religião maravilhosa que é considerada o consolador prometido por Jesus. Realizo também projetos sociais de doação de sopa aos pobres. Ministro o passo magnético duas vezes por semana a uma multidão de pessoas lá no centro. Também ajudo financeiramente instituições de caridade muito necessitadas, além de dar palestras no centro para os iniciantes no Espiritismo. Definitivamente há algo errado…

Não há nenhum erro – disse o espírito das sombras – Em seu atual estágio de evolução, você tem que ficar aqui mesmo. É verdade que você é espírita e faz parte desta doutrina consoladora, mas intimamente você julgava pessoas de outras religiões inferiores por não serem espíritas. Sim, você realizava projetos sociais dando sopa aos pobres, mas em seus pensamentos sentia-se o máximo praticando a caridade e julgava que os pobres não eram tão evoluídos por estarem amargando a pobreza, quando na verdade muitos deles eram mais puros que você. Sim, você ministrava o passe, mas considerava que seu passe era mais “poderoso” e mais curador do que o passe de outros passistas. Sim, você ajudava financeiramente instituições de caridade, mas dentro de ti sempre dava o dinheiro esperando receber algo em troca e sentindo-se alguém muito “caridoso”. E finalmente… Sim, você dava palestras aos iniciantes na doutrina, mas acreditava ter mais conhecimento que eles e se colocava numa posição de destaque e vaidade intelectual. Tudo isso suscitando uma das maiores chagas da humanidade, o “orgulho” e a “vaidade”.

O homem ficou impressionado com as revelações daquele espírito. De fato, revendo suas atitudes e sua perspectiva, intimamente havia quase sempre um sentimento de superioridade, de orgulho em relação aos outros, diante de tudo o que foi feito.

O espírita então olhou para dentro de si e começou a se arrepender de tudo aquilo, reconhecendo seu erro e sentindo-se mais humilde. Nesse momento, ele sentiu uma luz brilhando dentro dele e começou a se elevar. Ao perceber que estava se elevando e deixando o umbral, avistou outros espíritos ainda presos à condição umbralina e novamente lhe veio um orgulho e uma sensação de superioridade em relação aos mesmos. Após sentir isso, caiu novamente no umbral, e a queda dessa vez foi ainda mais dolorosa. Um dos espíritos trevosos disse:

– Você caiu novamente porque, no momento em que se elevava, começou a sentir uma certa superioridade em relação aos espíritos que aqui estavam, suscitando mais uma vez uma condição de orgulho. Além disso, “A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido.” (Lucas 12:48).

O homem ficou muito triste com tudo aquilo. Entrou dentro de si mesmo e com toda a sinceridade pensou: Sim, é isso mesmo. Eu fui uma pessoa arrogante por ser espírita e por tudo o que eu fazia. Esse orgulho neutralizou todo o mérito de minhas ações. Mas tudo bem, eu mereço estar aqui no umbral. Vou ficar por aqui mesmo, quem sabe eu aprendo alguma coisa. Não me importo mais comigo e entrego minha vida a Deus… Como disse Jesus, “Que seja feita a vontade de Deus e não a minha”.

O homem caiu no chão e apenas se entregou a Deus com fé. Nesse momento, não tinha mais nenhum sentimento de autoimportância. Fechou os olhos e deixou tudo fluir…

Nesse momento, seu corpo começou a se tornar um corpo de luz e, sem nem perceber, começou a se elevar novamente. Assim que chegou a uma zona mais elevada, abriu os olhos e, para sua surpresa, havia se libertado do umbral. Dessa vez, nem percebeu que estava se elevando e se libertando.

Um dos espíritos trevosos estava esperando por ele nesse plano mais elevado. Tirou a capa preta e uma luz maravilhosa começou a brilhar. O espírita percebeu que esse espírito não era negativo, mas um espírito de luz que o estava ajudando desde o início. O espírito disse:

– Tua renúncia de ti mesmo no último momento te salvou do umbral. Que tudo isso sirva de lição para você, meu filho. Toda essa experiência que você passou serve para os membros de qualquer religião. E não se esqueça jamais do que disse Jesus: “Não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita.” (Mateus 6:3)

==================

Associe-se ao Clube do Livro Letra Espírita e receba no conforto do seu lar maravilhosos livros que iluminam: www.letraespirita.com.br

115 comentários:

Unknown disse...

Perfeito!

Anônimo disse...

Parabéns aos mestres do espiritismo procuro sempre ler e ouvir tudo sobre espiritismo gostaria se possivel saber mais sobre o espiritismo adoro muito e creio assiduamente nessa divina religião meu nome é Lindomar Machado morro em Concordia SC

Anônimo disse...

Nos possibilita muitas reflexões. Compartilharem.

Unknown disse...

Texto para reflexão

Anônimo disse...

Nós temos, mesmo, que nos policiar achando que estamos fazendo o nosso máximo. Temos que aprender a humildade e a não dar importância para os aplausos terrenos.

Anônimo disse...

Perfeito!

Anônimo disse...

Perfeito!

guiribeiro disse...

Que o Criador nos ilumine para que tenhamos forcas e sabedoria para trilharmos o nosso caminho com humildade e amor!

Unknown disse...

Perfeito.
Muito bom para reflexão.

Unknown disse...

Perfeito.
Muito bom para reflexão.

Lúcia chaves disse...

Esclarecedor.para eu aprender.gratidão

Renata Pinheiro disse...

Perfeito!

Franklin Landivar Higashy disse...

Muy bonito,,

Ana Conceição disse...

Achei super pertinente, não é só "o fazer caridade mas como fazer..."

Unknown disse...

Fazei o bem sem ver a quen!

Unknown disse...

Essa é a lei. Humildade, piedade e amoe ao proximo.

Anônimo disse...

Legal ! Qual a fonte do texto?

Anônimo disse...

Não raramentw pensamos mesmo que somos grande coisa por dar passes,fazermos palestras,darmos um pouco do muito que nos sobra. E nos centros espíritas vemos tanta busca de projeção pessoal em detrimento do ensino que diz: Todo o que se eleva será rebaixado....

Adelina disse...

Exemplo perfeito! Uma boa reflexão para nossas atitudes do dia a dia !muita paz a todos!

Unknown disse...

como a gente não percebe...as nossas atitudes..precisamos sempre estar atentas as nossas vidas...pra quando formos fazer a passagem...possamos ser mais humilde..e merecdores de luz ..agradeço este texto pra fazer a gente pensar e refazer nossos valores...que assim seja...Amem

Anônimo disse...

Obrigada

Unknown disse...

EU GOSTEI DETER LIDO, E SOU BASTANTE AGRADECIDA. AS VEZES PRECISAMOS CAIR VÁRIAS VEZES: PARA PODER SE LEVANTAR. ADOUTRINA ESPIRITA DESPERTA MUITAS COISAS DO INCONCIENTE, PASSANDO PARA O CONCIENTE: COM MUITAS DORES. ISTO :ME FEZ DESPERTAR PARA ALGO NEGATIVO ,QUE EU POSSA FAZER NO FUTURO. A VIDA É UMA ESCOLA QUE SÓ DA O DIPLOMA DO FUTURO CONFORME NOSSOS PASSADOS.

regina lua disse...

todos nós nos sentimos assim ....essa história é bem real mesmo.....mas por ter os ensinamentos entendi que eu devo muito mais que os que vem em busca de uma palavra de conforto...um carinho....de um passe....tenho os cursos kardecista.....mas também aprendi o respeito na Umbanda....isso hoje me mostrou e me ensinou a entender que somos todos iguais independente de estarmos com uma roupa branca ou não....o que vale é o coração aberto...

Unknown disse...

Esse texto é um bom exemplo de como nos Espíritas , trabalhadores da ltims hora devemos n9s portar perante a doutrina de Iluminação. ... abraça lá no que dizer que somos superior aos outros e sim que devemos ser menos do que nos mesmos. É uma procá de fogo. Louvado seja Deus

Anônimo disse...

Precisamos sempre vigiar nossos pensamentos.

ALESSANDRA PASSOS DE ARAUJO disse...

Maravilhoso,serve cm lição para todos.

Anônimo disse...

Amém.Assim seja.

Norma disse...

Linda lição!

Fatima Morais disse...

Maravilhoso ensinamento. Temos muito que aprender e o tempo está passando depressa demais. Não podemos perder tempo.

Anônimo disse...

Incrível

Unknown disse...

Sábias palavras

Anônimo disse...

Maravilhoso.....

Douglas Camargo disse...

Que obsessores mais esclarecidos, heim? Também muito solícitos em levar conhecimento da situação desse rapaz. Divulgar estórias é grave, tá?

Anônimo disse...

A Doutrina Espírita sempre esclarecedora e consoladora. Muito bom!

Anônimo disse...

Incrível, reflexão !!!

Anônimo disse...

Nunca é de mais parar erefletir nas nossas ações.
Estamos sempre precisando de acionar a nossa consciência para a renovação.Muito obrigada.

Regina Freitas disse...

Muito lindo e edificante! Ensina a humildade e o amor ao próximo, mesmo que esteja numa situação inferior um dia com a prática da caridade sem egoísmos, invejas, ciúmes e muito estudo e se entregar ao pai maior poderá sair da situação que se encontra para uma melhor. Adorei!

nilza disse...

muito profundo

Unknown disse...

Los sabios... saben.🙏

Anônimo disse...

Somos tão imaturos, artogantes e orgulhosos.... Bela lição, que consigamos melhorar nosso intimo!

Anônimo disse...

Simplesmente magnífico. Infelizmente existem muitos espíritos assim... Q vivem no estado umbraliano e achando q estao em local de luz... Tudo por vaidade e querer viver de aparência.

Nossa real aparência deve ser mostrada a Deus.

Unknown disse...

Obrigado pelo aprendizado , em busca da libertação

Anônimo disse...

Fantástico

Unknown disse...

Maravilhoso ensinamento! Para vermos e nos conscientizarmos que ninguém está "salvo" por estar numa religião e dar sua contribuição financeira, há que se ter a verdadeira intenção, atitude e reforma interior, e sempre buscar fazer o bem sem ver a quem, praticar o amor e a caridade independentemente do retorno, apenas por amor ao próximo.
Muito obrigada! ;) ♡

Anônimo disse...

Maravilhoso.
Precisamos refletir sobre nosso orgulho e vaidade.

Anônimo disse...

Ameiii! Quero um livro de presente !

Anônimo disse...

Ser espírita é ser humilde!fazer o bem sem olhar a quem!A humildade é a base de tudo!!

Anônimo disse...

Muito bom saber que isto acontece

Anônimo disse...

Verdade,será que realmente estamos no caminho certo. .......

Anônimo disse...

Verdade. .
Será que estamos preparados.

Anônimo disse...

Toda essa experiência que você passou serve para os membros de qualquer religião. E não se esqueça jamais do que disse Jesus: “Não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita.” (Mateus 6:3)


A mais pura verdade!

Unknown disse...

Show!!!A mais pura verdade!!!

Vivian disse...

Isto realmente identifica muitos de nós.Fazendo o bem ,mas com pensamentos de q é um favor a quem precisa de nós...🌼

Anônimo disse...

Temos que praticar a caridade ajudar o próximo e sempre se colocar no lugar deles e nunca querer ser mais que aquele que está ajudando pois temos que aprender com tudo que fazemos e com tudo que praticamos

cristina pimentel disse...

Adorei

Unknown disse...

Égua muito bom a vaidade e o orgulho realmente nos fazem mal

Unknown disse...

Infelizmente encontramos muitos irmãos de Doutrina presos,mesmo encarnados, nas regiões Umbralinas. Não nos esqueçamos que o Espiritismo é consolador e não salvador, o trabalho de salvação sobre nós é nosso.

Unknown disse...

Maravilhosa muito linda essa estoria e é a pura verdade o orgulho so nos atrapalha nunca vamos nos evoluir ae formos orgulhosos

Lia Silva disse...

Esse não é um texto que serve de aprendizado! Esse texto é para lembrarmos o tempo todo!

Unknown disse...

Maravilhoso!!!

Unknown disse...

Boa tarde.

Que esta mensagem me sirva de lição, para toda a vez que eu me considere muito boazinha e melhor do que o meu próximo..
Muito obrigada!
Maria leopoldina da Silva Heidrich.

bodebak disse...

Ensinamentos valiosos que com certeza, da a cada um de nós necessita de muito aprendizado em nossa caminhada evolutiva!

Anônimo disse...

Adoro os romance espíritas eu gostaria sim receber as novidades obrigada.

Anônimo disse...

E o que acontece na maioria das vezes com os pais de Santo. Com os orientadores espirituais .eles acham q podem ser igual a Jesus Cristo. Jesus cristo e único. Esquecem a humildade e a caridade so existe na palavra. Na maioria das vezes colocam suas vaidades em primeiro lugar.

Unknown disse...

A mensagem é perfeita, nós precisamos aprender mais os ensinamentos do senhor e coloca-los em prática na nossa vida.

Danielle namur disse...

perfeito, nos faz refletir muito, sobre a vida sobre nossos atos..
eu tambem sofri um acidente, e tive uma EQM, meu caso foi um pouco diferente mas se nao puder relatar podem deletar por favor..
mas foi assim sofri o acidente e logo percebi meu corpo e do meu tio no chao pessoas falando e o siate chegando e eu queria sair correndo, ate que percebi que estava fora do meu corpo, foi entao que uma luz muito forte me envolveu e fui flutuando e revendo toda minha vida, ao chegar num lugar lindo calmo um espirito de luz me recebeu todo de branco e muito iluminado, estendeu a mao e disse seja bem vinda... quando fui tocar a mao pensei puxa sou tao nova nao fiz nada, e pensei sem falar, o ser iluminado me disse voce tem a opçao de voltar a terra mas com uma missao.. eu aceitei sem pensar pois so queria abraçar minha mae,entao houvi assim: NAO PAGAMOS CARMA APENAS PELO MAL QUE FAZEMOS.. (vc esta limpida), MAS TAMBEM PAGAMOS CARMA PELO BEM QUE SE DEIXA DE FAZER... e esse vc deixou a desejar.. ENTAO vc tera 3 anos para mudar, dai nos encontraremos e sabera sua missao.. bom sinceramente ainda nao sei ao certo mas ainda estou aqui. e agradeço e busco autoconhecimento todos os dias.

Unknown disse...

Linda lição....o orgulho e a vaidade não fazem parte do amor ao próximo!!!

Anônimo disse...

Excelente. Que possamos mudar nossos vícios. Ajudai-nos, oh Jesus

Anônimo disse...

Lindo, e muito triste ao mesmo julgamos condenamos. Se só Deus pode fazer isso. Gostaria de aprender mais sobre o espiritismo amo, o espiritismo...

Anônimo disse...

E isso ai. A gente tem que se policiar e ter nao perder a paciencia com pessoas de outras religiões que se sentem donas da verdade.

Unknown disse...

Fantástico

Avany Garcia disse...

Orai e vigiai, eis o mandamento

Anônimo disse...

Muito lindo e verdadeiro

N@di@ Tetéia disse...

Eu acho que vou pro umbral antes de ir para esferas mais iluminadas. Espero ter humildade ao desencarnar e lembrar dos ensinamentos de Jesus e conseguir elevar minha alma para a luz na qual penso e acredito viver minha vida.

Unknown disse...

adorei temos q faser tdo com amor a DEUS e ter mta fé o egoismo a vaidade tdo consome nosso espirito FASER O BEM SEM OLHAR A QUEM amar pra ser amado POIS PERANTE DEUS SOMOS TDOS IRMAONS FILHOS DO MESMO PAI O GRANDE MESTRE AMADO

Anônimo disse...

Já havia ouvido algo semelhante dessa historia,mas lendo no todo,nos leva a refletir.Será que estou assim,ou estou de outra maneira.!

Anônimo disse...

Lindo

Unknown disse...

conheço muitas pseeoas desse jeito....como sempre digo, fazer o bem sem olhar a quem...e a CARIDADE começa em casa ......se não fores capaz de ajudar com um simples gesto aquele que está e é o mais proximo de ti , então lamentavelmente não serás capaz de mais bem algum.......

Anônimo disse...

lindo, amei.

Anônimo disse...

Verdade. Pena que alguns demoram muito para reconhecer seus próprios erros e analisam os dos outros apenas.

Vanda Araujo disse...

A história é uma ilustração que estimula nossa reflexão, leva-nos a analisar nossa postura mental. Nâo expondo ninguém em particular, creio que o efeito é positivo. Como espírita, não posso dizer que já não cometi nenhuma dessas falhas morais. Sem vigilância constante, nenhum de nós tá livre disso.

Unknown disse...

Temos que saber que fazer caridade e muito mais que um dever é uma nesse cidade não pra quem achamos que estamos fazendo a caridade mais pra nós mesmos por tudo que DEUS nos proporciona em bençãos na nossa vida

Marco Giese disse...

Precisamos, neste tempo em que passamos por um período de expiação, rever nossos conceitos e valores urgentemente.

Unknown disse...

Saudações fraternais. Eu Umbandista, certo dia a convite, fui assistir uma palestra espirita, me senti a vontade com o convite, pois, gosto de estudar, gosto de aprender. O palestrante e dirigente maior da instituição, senhor encorpado, barriga intumescida, vestido com roupas de finas tessituras, iniciou sua palestra e entre uma e outra ironia, resolveu ridicularizar o Orixá Exu, fazendo piadas com a entidade atuante na linha vibratória de Exu. Sr. Tranca Ruas, pois bem, mesmo me sentido indignado, fiquei até o fim da palestra de uma hora de duração. Lamento profundamente que alguns espiritas se sintam no direito de criticar e criticar em especifico a Umbanda, (mesmo Divaldo Franco já o fez.Sem terem dedicado um tempinho sequer para estudar as Umbanda em suas variantes e possibilidades. Estou a disposição para quem quiser. Antes de encerrar permitam-me informar que estudei o pentateuco espirita e muitas outras obras espiritas e nunca me recuso a ler um livro espirita quando me entregam algum. A Umbanda foi anunciada na intimidade da federação espirita de Niterói. Paz e em a todos.

ARIOVALDO disse...

linda historia pra refletirmos um pouco e mudarmos nossas atitudes, açoes . assim seremos verdadeiros espiritas amem

Cristina Castro disse...

Meu DEUS, como sou imperfeita e atrasada......Rogo ao SENHOR que me auxilie; tenho um espírito rebelde e revoltado, ajude-me a melhorar......

Anônimo disse...

E muito difícil ter humildade, , não guardar rancor não guardar maguas, e se livrar de sentimento ruins, quando agente é ferido, só com muito amor e fé em Deus conseguimos isso

Anônimo disse...

Texto para reflexão!!!!!!! Temos que ter cuidado com os nossos pensamentos, a quem muito foi dado, muito será pedido!!!!!!

Maria Lydia Alves do Valle disse...

Infelizmente existem muitos médios assim. Se julgam superiores só por terem um condição melhor

Anônimo disse...

Lindomar meu irmão, se deseja mesmo conhecer mais da doutrina espírita basta que procure em sua cidade uma casa de estudos espíritas
Muita luz pra vc.

elizabeth disse...

quase todos os dias, em qualquer momento, me sinto no umbral.textos como esse me ajudam a refletir diante do umbral.valeu

Anônimo disse...

Maravilhoso, sem palavras.

Anônimo disse...

O espiritismo é maravilhoso, nos dá forças para continuar e mostrar que todos somos iguais perante Deus. Aki na terra é necessário melhorar muito a consciência com o próximo, acabar com o orgulho e o preconceito. Mas isso se chama evolução e temos uma caminhada árdua para seguir. Vamos com fé e acredito na mudança...

Anônimo disse...

Lindo!! Uma verdade lição.

Anônimo disse...

Nós somos os nossos próprios inimigos. Se houver, pelo menos, um pouco de luz da compreensão, do amor incondicional, da humildade, do desapego ou de qualquer outra coisa vinda dessa Luz em cada um de nós... já será um bom começo. Sempre.

Marcia Claudia disse...

Boa tarde, Lindomar.Tudo bem? O que você deseja saber sobre Espiritismo, ou sobre a Doutrina Espírita? Podemos estudar juntas. Meu nome é Marcia Claudia, tenho 44 anos, moro em uma, das muitas cidades do Rio de Janeiro, e estou no Espiritismo desde criança. Podemos estudar,o que eu puder ajudar, será bom, vamos?

Unknown disse...

Tem muitas pessoas q "ajudam"os pobres,mas fica falando,:Eu ajudo a tal instituição.Mais está escrito na Bíblia:"O que sua mão esquerda faz,a direita não precisa ficar sabendo.

BATTALION disse...

Aprendemos muitas lições com este conto. Além da óbvia necessidade de reformarmo-nos intimamente, eu enxergo mais 3 importantes lições aqui. Primeiro, que sem sombra de dúvida a Luz pode Sim agir nas trevas, pois por trás de todo o caos impera a vontade da ordem. Segundo, nunca duvidem da capacidade intelectual dos seres trevosos, pois existem obsessores com muito mais conhecimento sobre a espiritualidade do que muito espírita federado. E terceiro mas não menos importante, acreditem que até mesmo o terrível Umbral meus irmãos, é uma manifestação clara do infinito amor de Deus por cada um de nós.
Bom aprendizado a todos.... e até lá!

Anônimo disse...

Ah se não fosse esse orgulho, essa falsa humildade, esse ego. Eu nem ouso pensar nos outros, eu penso em mim mesma. Preciso matar a mulher velha que existe em mim. Leio, estudo e oro. No entanto sei que me falta muito ainda, mas vou indo e o bom de tudo é que uma coisa eu aprendi: preciso seguir os conselhos do Grande Pai.

Flávio disse...

Grande lição de humildade, tratemos sempre bem a todos pois por aqui espíritos luminosos podem estar nos estar estendendo a mão pedindo esmolas como mendigos e outros, infelizes, desfilando em lindos carros e vestidos de black tie.

Nina Tótoli disse...

Muito bom.Temos ainda um longo caminho pela frente mas ,com Jesus na frente chegaremos lá.

Anônimo disse...

Aproveito a narrativa para esclarecer, que o espírito de Luz que trabalha no Umbral, recebe um nome específico em outras doutrinas, chama-se EXU, seres de Luz que trabalham e auxiliam todos que caem, eles precisam ter uma aparência mais grosseira, conforme narrado no texto, para poder atender as necessidades do local!!!

Unknown disse...

Por isso Paulo disse: posso falar a língua dos homens e dos anjos, mas se eu não tiver amor, isso de nada me adiantaria.

Anônimo disse...

São esses ensinos que nos faz colocar os pés no chão, magnífica lição.

Claudia Machado disse...

Maravilhoso texto.
Isto denota nosso Ego em nosso aflorado individualismo.

MARCIO ABRÃO disse...

Muito aprendi com esse relato, ás vezes quando não se trabalhe num centro espírita, e se conduz de forma correta e caridosa, obtemos os mesmos méritos, a doutrina não é somente teoria mas também prática do Amor, da solidariedade em ajudar ao próximo de coração, e não para sermos elogiados, porque Deus esquadrinha nossos corações e atitudes!

Odete Mello disse...

Perfeito

Anônimo disse...

para refletir e lembrar sempre

Carlos disse...

Me identifico muito com o personagem da história. Luto todos os dias contra meu "Homem Velho" e, infelizmente, perco muitas dessas batalhas. Estou numa nova peleja e espero poder fazer melhor que das outras vezes, pois a vida tem me dado inúmeras oportunidades, mas sindo que elas estão se esgotando! Oro ao Pai que me ajude a enxergar melhor os caminhos do Mestre e que não me desvie dele!!! Luz e Paz!!!

Regina Marques disse...

Nosso preparo começa aqui...orai e vigiai!!!

Regina Marques disse...

Nosso preparo começa aqui...orai e vigiai!!!

Anônimo disse...

De pleno acordo. Deus a abençoe!

Anônimo disse...

Perfeito...ameiiii 😉😍

Anônimo disse...

Perfeito!

Anônimo disse...

Vigiai e Orai